COOPERA Força a quem produz, confiança em quem trabalha.

ADMINISTRATIVO Histórico

Fundada em 27 de janeiro de 1959, na cidade de Forquilhinha, na época distrito de Criciúma, com 60 associados, tendo como 1º Presidente o Sr. Alfredo Michels, a Cooperativa de Eletrificação Rural de Forquilhinha (CERFOL), tinha como objetivo, na época de sua fundação atender, as comunidades agrícolas, comércio e pequenas indústrias rurais na região com o fornecimento de energia elétrica de boa qualidade, com baixo custo para os associados. Iniciou seu desenvolvimento com extensão de rede elétrica de apenas 15 km, atendendo inicialmente os municípios de Forquilhinha e Nova Veneza e, posteriormente, parte do município de Criciúma.

Após longos anos cumprindo seu papel e ter, praticamente todas as propriedades rurais na sua área de atuação e, principalmente, ter provocado o desenvolvimento do agricultor no que se refere à produção de grãos, tornou-se necessário diversificar as atividades da Cooperativa, visando melhor absorver a própria produção e comercializá-la. Assim, no dia 21 de julho de 1985, foi denominada Cooperativa Mista Pioneira Ltda - COOPERA, em virtude da diversificação de atividades, tendo como presidente atual o Sr. Bruno Back. A partir daí tornou-se um grande ícone na distribuição de energia elétrica no Sul do Estado de Santa Catarina. Além do fornecimento de energia elétrica, passou a operar no setor agropecuário englobando seis unidades.

Em novembro de 2003 foi liquidado o setor agropecuário, passando a atuar exclusivamente no setor elétrico, mas manteve-se ainda a razão social como Cooperativa Mista Pioneira – COOPERA, com o objetivo de manter a distribuição de energia elétrica de boa qualidade, com confiabilidade, segurança e baixo custo para os consumidores.

Em 19 de agosto de 2006 foi realizada uma Assembleia para reforma estatutária e adequação do nome as atividades, mudando sua razão social para Cooperativa Pioneira de Eletrificação - COOPERA.
Com o seu lema “FORÇA A QUEM PRODUZ, CONFIANÇA EM QUEM TRABALHA”,  vem ao longo do percurso cumprindo seu papel, gerando empregos, desenvolvimento social, político e econômico da região.

Sede Administrativa da COOPERA