MENU
MENU
Administrativo

Histórico

ORIGEM- COMO TUDO COMEÇOU...

A COOPERA teve sua fundação em 27 de janeiro de 1959, na cidade de Forquilhinha, na época distrito de Criciúma, com 60 associados, tendo como 1º Presidente o Sr. Alfredo Michels e razão social Cooperativa de Eletrificação Rural de Forquilhinha (CERFOL). Nasceu com a finalidade de atender com o fornecimento de energia elétrica de boa qualidade e com baixo custo, principalmente, as comunidades agrícolas, o comércio e as pequenas indústrias rurais na região.

CRESCIMENTO, QUALIDADE E SEGURANÇA
O desenvolvimento veio com o tempo e a COOPERA cresceu em sintonia com a comunidade. As necessidades dos associados e consumidores dos municipios de Forquilhinha, Nova Veneza e parte de Criciúma foram sendo atendidas com muita dedicação, trabalho e energia. Com o avanço ao longo dos anos e ampliação das redes, conseguiu cumprir o papel de ter, praticamente, todas as propriedades rurais na sua área de atuação. Isso provocou na época o desenvolvimento do agricultor no que se refere à produção de grãos. Com a forte tendência de crescimento do ramo agropecuário, surgiu a necessidade de diversificar as atividades da Cooperativa, para melhor absorver a própria produção e, também, comercializá-la. Em conseqüência disso, sua razão social teve que ser alterada e, no dia 21 de julho de 1985, passou a denominar-se Cooperativa Mista Pioneira Ltda - COOPERA, em virtude da diversificação de atividades, tendo como presidente o Sr. Bruno Back. A partir daí além do fornecimento de energia elétrica, passou a operar no setor agropecuário englobando seis unidades.

DESMEMBRAMENTO E REFORMA ESTATUTÁRIA
Com o passar dos anos algumas mudanças foram necessárias. Para garantir a qualidade da energia distribuída aos associados e ampliar investimentos nas

redes de distribuição, em setembro de 2003 foi liquidado o setor agropecuário, e a COOPERA passou a atuar exclusivamente no setor elétrico, mas manteve-se ainda a razão social como Cooperativa Mista Pioneira – COOPERA.
Três anos depois, em 19 de agosto de 2006, a partir de uma Assembléia, foi aprovada a reforma estatutária e adequação do nome às atividades, mudando sua razão social para Cooperativa Pioneira de Eletrificação – COOPERA que se mantém até hoje.
Em 2016 mais um desmembramento foi efetivado. Desta vez possibilitou a criação de uma nova cooperativa, a Cooperativa Pioneira de Geração e Desenvolvimento. A aprovação do desmembramento caracterizou um marco histórico para a COOPERA.
Em 2017, diversificando seus negócios, criou a COOPERA Telecom, com serviços de internet com fibra óptica e uma infraestrutura digital de alta qualidade e disponibilidade para o Sul de Santa Catarina. Em 2018, investiu também na COOPERA Soluções Elétricas com a instalação de uma ampla e moderna loja de materiais elétricos.

60 ANOS DE HISTÓRIA

Em 2019 a COOPERA completou 60 anos de bons serviços prestados aos associados e consumidores, sendo referência nacional na distribuição de energia elétrica no sul do Estado de Santa Catarina.
Atualmente conta com 83 funcionários e atende com excelente padrão de qualidade mais de 24 mil associados e consumidores nos municípios de Forquilhinha, Nova Veneza e parte de Criciúma.
Acompanhando o desenvolvimento e a inovação, lançou sua nova logomarca e o selo comemorativo aos 60 anos de fundação. Com o seu novo lema “A energia da evolução”, a COOPERA segue na missão de distribuir energia elétrica de qualidade com segurança, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico e sustentável da comunidade e promovendo o cooperativismo.

Sede Administrativa
da COOPERA

seta amarela menu icone menos menu