MENU
MENU
Notícias e eventos

COOPERA: Projeto Cuidando do Cuidador é ampliado

COOPERA: Projeto Cuidando do Cuidador é ampliado

 

A Cooperativa Pioneira de Eletrificação – COOPERA, com sede em Forquilhinha, através do Programa Laboratório de Inovação Social – LABS em Rede desenvolve o Projeto Cuidando do Cuidador, juntamente com algumas integrantes do Núcleo Feminino (Grupo Mão Amiga), que prevê encontros mensais com pessoas que se dedicam a cuidar de idosos, acamados, portadores de necessidades especiais e membros da família que precisam de atenção especial. O projeto iniciou há cerca de um ano e já reuniu dezenas de cuidadores ao longo desse tempo no bairro Morro Estevão, em Criciúma.
Este ano já foram realizados no Salão Paroquial do bairro dois encontros, com as palestrantes Luíza Tomé da Luz (musicoterapeuta), que falou sobre o tema: Vivências Musicais e  com a  engenheira de Segurança do Trabalho Bruna Rech  que repassou informações sobre técnicas de Primeiros Socorros. O  próximo  encontro acontece no dia  10 de julho com a palestra da psicóloga Naiany Colombo Dias e também haverá no local a  1º etapa do curso de cozinha alternativa com a palestrante Sandra Sartor Benedet, que irá trabalhar a alimentação saudável.
A moradora do bairro Pedro Zanivam, Maria Bez Fontana, cuida de uma neta que é cadeirante. Ela participa dos encontros e conta que já aprendeu e ensinou muito com a troca de informações. “Gosto de estar aqui com outras pessoas, ter esse contato,  fazer amizades e ter momentos de aprendizagem e distração”, comentou.
Para o presidente da COOPERA, Walmir Rampinelli, o  projeto é importante e está fazendo a diferença na vida dos cuidadores. “São encontros produtivos com temas relevantes que auxiliam essas pessoas que tem longas jornadas de trabalho e precisam desse preparo emocional tão significativo”, avalia Rampinelli.
Novo grupo é formado em Forquilhinha

O projeto Cuidando do Cuidador deu tão certo que outras mulheres, integrantes do Núcleo Feminino da COOPERA, formaram Um GT - Grupo de Trabalho Arte de Cuidar, e abriram uma nova turma no município de Forquilhinha com a mesma proposta.
O primeiro encontro aconteceu no dia 29 de maio e o próximo será no dia 28 de junho nas dependências do Centro Comunitário do bairro Nova York, com a palestra da Coaching Neuza Tiscoski Martinelo, que abordará o tema:  Auto estima do cuidador, Desgaste emocional do cuidador.

Voltar
seta amarela menu icone menos menu