MENU
MENU
Notícias e eventos

Cooperativas de energia alinham aplicação da redução do ICMS nas faturas

Cooperativas de energia alinham aplicação da redução do ICMS nas faturas

Cooperativas de energia alinham aplicação da redução do ICMS nas faturas

Desde o dia 01 de julho, Santa Catarina atende a Lei Complementar 194/22, que limita a alíquota de cobrança do Imposto sobre Circulação De Mercadorias e Serviços, o ICMS, incidente sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. Isso ocorre por meio de Medida Provisória (MP) 255/2022, assinada pelo governo catarinense.

Desde então, as cooperativas de energia precisam realizar a redução de 25% para 17% da alíquota de ICMS sobre as faturas dos cooperados. Como operar esse reajuste sob o ponto de vista contábil e operacional, foi o ponto central da reunião entre as filiadas da Federação das Cooperativas Catarinenses, Fecoerusc.

O encontro ocorreu nesta segunda-feira, 11 de julho, na sede da Cooperativa Pioneira de Eletrificação, a Coopera, em Forquilhinha. Participaram os contadores, profissionais da escrita fiscal e faturamento das cooperativas, além da empresa Useall que é responsável pelo software de gestão das instituições.

Foi convidado para direcionar o trabalho, o auditor fiscal da receita estadual de Santa Catarina, do grupo setorial de energia elétrica, Celso Pazinato. Ele solucionou dúvidas técnicas e assumiu o compromisso de levar perguntas das cooperativas para uma reunião com a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, na próxima quarta-feira, dia 13.

“A composição da tarifa de energia não é linear. Há por exemplo, componentes como a TUSD, Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição, sobre a qual não incide a cobrança de ICMS. Por essa e outras razões, existem dúvidas contábeis e operacionais. Mas elas serão todas solucionadas devido ao encaminhamento dado hoje. A intenção é cumprir a lei e beneficiar os cooperados”, explica Walmir Rampinelli, presidente da Coopera e da Fecoerusc.

O presidente completa, assegurando que a redução de aproximadamente 8% na alíquota do ICMS já será feita em julho, para todos os cooperados catarinenses. “Alinhamos que a redução será feita de maneira uniforme neste mês, atendendo a medida provisória. Em agosto será realizado o cálculo de proporcionalidade”, finaliza Rampinelli.

Para os participantes do encontro, a unificação do trabalho foi o principal resultado. “Todas as cooperativas tinham questionamentos. Com a reunião, já temos um direcionamento coletivo, um padrão de aplicação da lei a ser seguido pelas cooperativas e Celesc”, resume Joelma Valnier dos Santos, contadora da Cersul, uma das 21 filiadas à Fecoerusc.

Voltar
seta amarela menu icone menos menu